quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Tingimento Artesanal de Tecidos

Quando cursei minha graduação em Design de Moda - Habilitação Estilimos no Centro Universitário Senac de São Paulo tive o imenso prazer e grande sorte de ter tido aulas de tecnologia têxtil com a Mestra Mitiko Kodaira de Medeiros.
Essa maravilhosa professora, super querida fez com que eu me apaixonasse pelas tramas e urdumes de tecidos e dentre eles a seda, através da organza de seda o primeiro tecido no qual eu experimentei técnicas de tingimento natural.
A foto a seguir é de um dos looks do meu desfile de formatura em 2002, no qual o tema foi "Negras Raízes". É um vestido de organza de seda pura tingido com casca de cebola e bordado com bambu.
A modelo é a minha querida amiga Sofia Duarte, a foto é da minha irmã artista plástica Gilsane Machado.

Tingindo tecidos

No mundo atual, onde cada vez mais a máquina substitui o homem e onde quase tudo que nos cerca é resultado da fabricação em série. O trabalho artesanal, ou seja, aquele produzido pelas mãos de uma pessoa, adquire valor especial e único, transformando-se num objeto de arte.

Há alguns anos atrás eu ensinava algumas técnicas de tingimento de tecidos através de um curso no meu ateliê.

Algumas fotos de alguns trabalhos meus...






domingo, 5 de setembro de 2010

Futuro do Pretérito

Mais uma página com colagens feita por mim

sábado, 4 de setembro de 2010

Workshop de produção de Moda


Galera que participou do Workshop de Produção de Moda

Durante os dias 14/08, 21/08 e 28/08 aconteceu no Curso de Design de Moda da UCPel o Workshop de produção de moda com as Carolinas do Site Moda Manifesto (Carolina Citton e Ana Carolina).
Foi um sucesso e já está deixando saudades...
Foram 3 sábados maravilhosos onde compartilhamos conhecimentos, realizamos exercícios de pesquisa e montagem de looks para editorial de moda e desfiles.

Grupo de alunas que participaram do Workshop de Produção de Moda

Página de referências - Conceito do editorial do nosso grupo (Eu, Antonella, Fernanda e Jhoritza):
A Mulher 24 horas!


Fernanda arrumando o primeiro look na Antonella que topou ser a nossa modelo.

Detahe do look 01 - Meia calça de renda sobre meia calça color.
Look 02 - mistura Hi-lo com shape e style de moda made in Japan!



















Detalhes do look 02 - Vestido acervo Fernanda, casaco acervo: Antonella e bolsa vintage (vó da Antonella)

Look 03
Detalhe das duas polainas sobre o sapato

Eu preciso de moda a "moda antiga"!!!

Fiquei alguns meses sem postar devido a muita correria e muito trabalho, mas hoje foi um dia diferente, dos últimos que eu tenho vivido de stress...
Fui passear com o meu filho e pelo caminho fui percebendo a paisagem da cidade, algo que na correria é praticamente impossível, e de repente vi um lindo tapete de folhas secas no chão na rua Duque de Caxias...
Colhi algumas folhas, algumas cascas de árvores e notei que elas dariam uma bela cartela de cores para o desenvolvimento de uma coleção.
Nas aulas que leciono na disciplina de Integração do Design II, neste semestre percebo que alguns alunos não compreendem como é maravilhoso e importante para um designer de moda saber lidar com as cores, saber misturá-las manualmente com tinta (guache, acrílica, aquarela). O que vejo as vezes é que o compudador parece querer substituir tudo... e isso me faz pensar...
Será que é o problema dessa geração "M" multimídia multifunção? Que precisa agir com velocidade de informação e que não tem paciência para esperar, que precisa resolver tudo num só click e que tudo seja automático?
Não é a mesma coisa fazer ou extrair uma cartela de cores através de um photoshop... Porque nem sempre a cor que enxergamos na tela é a cor que sairá impressa... Mas com tinta... é outra experiência... vamos adicionando as cores aos poucos, tentando criar a nuance certa, da mesma forma que fazem os artistas...
Acho muito importante o designer saber quanto azul, amarelo e preto tem no verde oliva, quanto amarelo e magenta tem no vermelho tomate...
Também acho que é importante para o designer de moda exercitar a criação de páginas de ambiência com colagem de imagens, com montagem com fotos de revistas e delas extrair a gama de cores, tudo isso ajuda a treinar o olhar, a visão estética a criar a nossa bagagem visual que é tão importante nos momentos de criação e concepção de novas coleções.
Cheguei em casa inspirada, peguei tintas, aquarela, lápis de cor, revistas, giz pastel, papel canson e o resultado foi esse...

Folhas e cascas de árvores que eu juntei pelas ruas da cidade...
inspirações que surgiram a partir das folhas e casca de árvore...
ilustrações minhas feita com mix de técnicas (aquarela, giz pastel, lápis de cor e caneta de nanquim)

página de ambiência com inspiração no elemento terra
gama de cor extraída das imagens da página pintadas com tinta acrílica