quarta-feira, 26 de maio de 2010

Moda, Design e Identidade Pessoal















Acredito que todos nós somos resultados de nossas múltiplas vivências, experiências que somamos através dos tempos e que de alguma forma revelam toda a essência do nosso ser...
É muito importante que nós enquanto designers saibamos exteriorizar e identificar a nossa identidade pessoal através do nosso trabalho, principalmente se ele está vinculado com áreas de criação como arte, moda, arquitetura, música, teatro...
Muito se pode criar através da nossa IDENTIDADE.
Esse trabalho que hoje eu estou postando foi realizado por uma pessoa maravilhosa, mais que uma aluna, uma grande amiga, Denize Hallal Heydams, que sempre contagia a todos com sua energia positiva e grande entusiasmo, além de demonstrar uma grande paixão por tudo o que faz!
Em 2008, na disciplina de Integração do Design III, os alunos tinham que desenvolver uma textura através de um objeto pessoal.
A Denize se inspirou nas pulseiras (objeto pessoal de estimação) e a partir desse objeto traçou uma linha de raciocínio que a levou até a página de ambiência com imagens de um mercado com temperos e especiarias, desenvolveu também uma colagem com papéis diversos que muito se identificam com a sua outra profissão de decoradora, apresentou a textura na forma de colagem e a representou nas alpargatas, chegando a esse belissímo e exclusivo resultado.
















domingo, 16 de maio de 2010

A moda, a arte, a música...



Todas me tocam de forma profunda, me emocionam, me fazem ir além.
O que uma folha em branco nos diz?
Muitas possibilidades...
"A arte, de fato, simboliza com a natureza, sendo criação: e essa criação equivale a uma idéia, pois criar é compreender. Ela contem portanto em si o traço de união do consciente e do inconsciente. Donde é permitido esperar que, por um processo análogo à intuição de Schelling, que entreviu o verdadeiro , será formulada uma espécie de angoniticismo estético, magnificando o Olimpo supremo de nossos sonhos, deuses ou heróis". (A. Delaroche)

Ás vezes eu penso que gostaria de viver há 100 anos atrás, ou 100 anos à frente... pois as vezes simplesmente sinto que minha alma é antiga, mas ao mesmo tempo ...o futuro incerto me fascina.

As especiais e belas imagens que estou postando hoje, são composições geométricas feitas pelos meus alunos, do segundo semestre em 2009, na disciplina de Integração do Design 2.
A técnica é acrilico sobre canson, e as inspirações foram a teoria da cores: cores primárias, secundárias, terciárias, análogas, contrastantes, cores frias, cores quentes, cores que transmitem sentimentos, o consciente e o inconsciente.
Aproveitem!




















































domingo, 9 de maio de 2010

A silhueta influenciando na forma ou vice versa



Como sou professora de Design de Moda, leciono uma disciplina para o quarto semestre, que se chama Integração do Design de Moda. Meus alunos são muito talentosos e sempre me surpreendem, essa aluna em especial, a Márcia Belani.
Esse foi o resultado de um exercício que realizamos em 2009, na disciplina, o qual era necessário o designer modificar a silhueta do corpo feminino através da roupa e os alunos tinham que apresentar o resultado na boneca Barbie.
A Marcia criou um vestido que lembra muito uma sanfona.
Nesse ano, em abril de 2010, alguns alunos participaram do concurso Next Generation do Donna Fashion Iguatemi, em Porto Alegre e com o tema psicodelismo, a aluna reproduziu para o desfile, o look sanfona. Vejam só o resultado. Esse look foi muito elogiado no evento e foi o único a arrancar aplausos dos jurados.
Para mim é uma grande alegria, poder através de exercícios propostos nas disciplinas, explorar o potencial criativo dos meus alunos!

Buscando inspiração na natureza

Foi numa quinta feira, não me lembro ao certo o dia, que passei por uma árvore de Hibisco e me deparei com a beleza dessa flor. Comecei a traçar uma linha de raciocinio e comparações entre o formato da flor, sua cor, textura com tecidos, tingimentos, plissados...
Quando cheguei em casa, fui para o atelier e fiquei examinando a flor e resolvi fotografá-la. Fotografei nos dias seguintes, acompanhando o seu processo natural...
Olhando as fotos, resolvi expressar através da ilustração de moda, com giz pastel seco, lápis de cor e caneta de nanquim, toda a sutiliza dessa linda flor através de uma criação de moda.
E o resultado foi este.






























































Ilustração de Moda














Este é um espaço para quem trabalha e gosta de moda.
A minha grande paixão é a ilustração de moda.
Admiro muito o trabalho de grandes ilustradores como Antonio, Fulvinari e Jordi Labanda.